Família de Araxá autoriza doação de órgãos de criança e salva seis vidas

Por Marconi Lima 21/02/2020 - 00:00 hs
Foto: Arquivo
Família de Araxá autoriza doação de  órgãos de criança e salva seis vidas
Ilídio Antunes informou que o coração foi transplantado no Rio de Janeiro, os rins em Belo Horizonte

O gesto de uma família de Araxá, que autorizou a doação dos órgãos e tecidos para transplantes de uma criança de 4 anos. A expectativa é que vida de seis crianças sejam salvas. 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIH-DOTT) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). Foram captados coração, fígado, rins e córneas.

Recentemente, o Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, autorizou o HC/UFTM para retirar e realizar transplante de tecido músculo esquelético. 

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HC-UFTM, médico Ilídio Antunes, informou que a criança teve morte encefálica. Ele informou que o coração foi transplantado no Rio de Janeiro, os rins em Belo Horizonte e as córneas na região do Triângulo Mineiro.

Os órgãos foram transportados em ambulância do Corpo de Bombeiros até o aeroporto de Uberaba, Mário de Almeida Franco, e de lá seguiram para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira e para Belo Horizonte em aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais.

Em 2019, a equipe de transplantes do HC-UFTM captou 83 órgãos. O número abrange coletas realizadas no HC-UFTM e na Fundação Municipal Hospitalar João Henrique do Garimpo (FMH-JHG), da cidade de Conceição das Alagoas.