PROPOSTAS DA CULTURA – Parte 03

por Luiz Hozumi

Por Redação 28/11/2019 - 00:00 hs

A pré-campanha das eleições municipais do próximo ano tem sido planejada em todos os cantos. Articulações, nomes de pré-cadidatos, propostas e alinhamentos tem sido feitos e as especulações são constantes. Dessa forma, deixo como contribuição para os partidos que estão planejando neste momento suas plataformas de governo algumas considerações e propostas da cultura. 

O reestabelecimento do Sistema Municipal de Cultura deve ser prioridade, efetivando assim a Lei Municipal de Incentivo Fiscal e a possibilidade de criação de editais de fomento através do Fundo Municipal de Cultura. É necessário ainda que o orçamento da cultura alcance pelo menos 1% do PIB municipal. Além disso é importante que os equipamentos culturais de Uberaba sejam reformados e tenham um plano de manutenção e um plano de ocupação com base nas produções locais, fomentando a fruição do fazer artístico dos profissionais da cidade.

O alinhamento da cultura com outras pastas deve ser definido com uma política inclusiva, tanto de ações conjuntas quanto de representatividade. Educação, turismo, desenvolvimento social e cultura devem ter planos conjuntos para a construção da cidadania e da identidade cultural de Uberaba. A criação da rede museológica é fundamental para a garantia e preservação da história, bem como a modernização da legislação acerca do patrimônio histórico e cultural. 

A atração de grandes eventos deve ser articulada através da cultura e do turismo, projetando a cidade para o país, mas deve ter o mesmo peso que as atrações menores que visam o acesso e a democratização da cultura, que da mesma forma devem ter os mesmos incentivos. A ocupação dos espaços públicos através da arte, praças, quadras, conchas deve ser incentivada e apoiada de forma transparente, via editais.

Os corpos artísticos da cidade, bem como as instituições de ensino devem criar uma rede de articulação para o fortalecimento das atividades e construção de um caminho viável para a profissionalização. São algumas sugestões possíveis, de curto prazo, que podem transformar a cidade através da cultura. Uma transformação econômica, social e de desenvolvimento humano. Espero que partidos, políticos, pré-candidatos aproveitem. E para qualquer aprofundamento no assunto sugiro uma boa imersão pelas periferias da cidade, hoje a produção cultural tem feito muito mais efeito por lá. 


CONSERVATÓRIO RENATO FRATESCHI ABRE MATRÍCULAS PARA 2020

As matrículas para novatos interessados nos cursos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi terão senhas distribuídas nesta segunda, dia 02 de Dezembro. No total são 450 senhas que depois serão atendidos no SOE nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro no horário de 7h Às 19h. É necessário levar cópia da certidão de nascimento ou casamento e declaração de escolaridade para alunos em idade escolar para realizar a matrícula.


NATHALIA LUZ APRESENTA DON QUIXOTE 

Todo fervor espanhol no palco para os amantes da dança. A academia Nathalia Luz apresenta este ano o ballet de repertório Don Quixote e ainda trabalhos de contemporâneo, jazz dance, sapateado irlandês e neoclássico. Coreografias premiadas por todo país. O espetáculo acontece no Teatro Sesiminas Uberaba nos dias 30 de Novembro e 1º de Dezembro, sábado e domingo, às 20h.