Especialista fala sobre a importância da construção da imagem profissional

Por Redação 27/09/2020 - 00:00 hs

 Especialista fala sobre a importância da construção da imagem profissional
Cris Soffiatti é a convidada para live no Shopping Uberaba, amanhã, às 19hh30 - Foto Divulgação

A primeira impressão vai fazer com que o cliente escute, ou não, o que a pessoa tem a dizer. A comunicação verbal, não verbal e virtual é elemento que deve ser consistente e coerente com a imagem que o profissional deseja projetar.  É o que afirma a empresária Cris Soffiatti, especialista em gestão de imagem profissional. No mundo corporativo, a roupa é cartão de visita, uma maneira de demonstrar confiança, credibilidade e solidez, por isso, dominar a linguagem do vestir só tem a somar no currículo.

No segmento profissional, Cris diz que a pessoa precisa se ver com os olhos do cliente, pois será ele quem dará a chance ou não de atendê-lo, ou seja, o profissional tende a pensar no próprio conforto, o que é um equívoco. A imagem pessoal tem o peso de abrir e fechar portas. Ao estar com o cliente, a pessoa tem apenas 5 segundos para se tornar persuasiva com relação à sua imagem. Nestas circunstâncias é natural ela ser avaliada, sendo assim é melhor que a imagem fale bem dela, pois caso contrário, afetará a percepção do outro. A imagem é a principal aliada na construção da reputação profissional, assim como a forma com que a pessoa se apresenta e se comporta em seu meio; a forma como se relaciona com seus pares e seus superiores; e uma outra área importante se refere à imagem virtual, ou seja, a maneira como o profissional é percebido e se relaciona no mundo virtual. Assim, traçar uma coerência entre as imagens presencial e virtual torna-se essencial no processo de gestão da imagem profissional.

Na gestão de imagem profissional, Cris posiciona a cliente de acordo com seu estilo pessoal, biotipo, desejo de transmissão de mensagens visuais e que conecte com a sua persona.  Ela propõe identidade visual e ensina a cliente se vestir de forma estratégica no seu dia a dia para se aproximar rápido dos objetivos alavancando seus resultados.

A comunicação verbal fala muito sobre as pessoas, mas por meio das roupas é possível transmitir seus valores, cultura e intenções, e ainda gera um estímulo e diz muito sobre a maneira como irá agir.  Basta pensar que quando a pessoa coloca um vestido de festa e salto alto ou um jeans descolado com tênis, naturalmente irá se comportar de maneira diferente. Cris resume destacando a roupa certa ajuda na atitude certa. Isso tem a ver com desenvolvimento de autoestima e autoconfiança. Um estudo feito pela Universidade de Northwestern, dos EUA, mostrou que a roupa certa não influencia apenas a maneira como os outros olham para a pessoa, mas como as próprias pessoas se enxergam, ou seja, o que a pessoa veste tem o poder de mudar o que sente. "E isso no meio corporativo é muito importante, pois, a roupa certa te induz a assumir uma determinada função mais facilmente. A roupa não te define, mas ela é meio de dizer quem você é para as pessoas ao seu redor."  


Live - Cris foi convidada pelo Shopping Uberaba e conduzirá a live da promoção "Encontre sua Beleza, nesta segunda-feira, 28, às 19h30, no instagram @shoppinguberaba, quando será divulgado o resultado do segundo sorteio do vale-compras no valor de R$ 2,5 mil. Na live ela baterá um papo com a empresária e digital influencer Amanda Melo.