Inverno chega e com ele os cuidados com a saúde

Por Redação 27/06/2020 - 00:00 hs
Foto: Marise Romano
 Inverno chega e com ele os cuidados com a saúde
Alergista Juliana Lima Ribeiro alerta para doenças que costumam piorar nesta época do ano

O inverno brasileiro começa no próximo dia vinte. E além de baixas temperaturas, a nova estação traz a intensificação do tempo seco. E esses fatores, frio e secura, podem agravar algumas doenças.

Segundo a alergista e imunologista Juliana Lima Ribeiro, a baixa umidade, característica da nossa região, provoca um processo de irritação nas mucosas (nasal e ocular). "Se essas mucosas estiverem irritadas ou pouco hidratadas, acabam se tornando porta aberta para a entrada de vírus dessa época, como o Influenza e, este ano, o novo coronavírus. Há também a piora das alergias respiratórias como a rinite e a asma", explica Juliana.

Algumas pessoas podem não acreditar, mas a especialista diz que medidas simples como a utilização de soro fisiológico, uma boa hidratação tomando bastante líquido, colocar uma toalha ou bacia com água no quarto ajudam, sim, para melhorar o ambiente. Sobre o uso de umidificadores, Juliana diz que são também uma boa opção, mas é preciso cuidado com a higienização para evitar a proliferação de fungos e mofo.

"Neste ano, com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, outro aspecto fica mais fácil de controlar. Locais fechados e com muitas pessoas são contraindicados nesta época", reforça a alergista. E não se esqueça de uma boa higiene das mãos, uma alimentação equilibrada e procurar sempre um médico para o diagnóstico e tratamento corretos.