Equipe da Codiub Inteligência Digital participa de "missão" na Estônia

Por Redação 09/06/2020 - 00:00 hs
Foto: Neto Talmeli
Equipe da Codiub Inteligência Digital participa de
Presidente da Codiub, jornalista Denis Silva

Equipe da Companhia de Desenvolvimento de Informática (Codiub – Inteligência Digital) e membros do Comitê de Simplificação da Prefeitura de Uberaba participam esta semana da Delegação Digital Estônia. Os seminários começaram ontem e seguem até sexta-feira (12), abordando a "Desburocratização e Digitalização da Era Pós Covid-19".

A missão, inicialmente, seria presencial. Porém, devido à pandemia foi adaptada para seminários online. O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, explica que a intenção é conhecer o que está sendo feito na Estônia e, com isso, melhorar os serviços públicos.

"Simplificar a vida das pessoas, saber planejar políticas públicas com dados confiáveis, tudo isso impacta a vida do cidadão e é isso que a Estônia fez, está fazendo e ensinando ao mundo. Uberaba está participando dessa missão e isso nos coloca um passo à frente de outros municípios justamente por estar há algum tempo buscando fazer diferente e simplificar os serviços. Portanto, é fundamental não só o conhecimento, mas entender a aplicabilidade desses recursos e como isso ajudar a nossa Cidade", afirma Denis Silva.

Durante a missão, a equipe da Codiub – Inteligência Digital terá conhecimento de estratégias de digitalização pública, modelos de desburocratização e planos de desenvolvimento econômico viáveis.

Estônia é referência na transformação digital e está localizada no norte europeu e é considerado o país mais conectado do mundo, sendo que 99% dos serviços públicos são feitos pela Internet. O país tem a maior taxa de unicórnios per capita do mundo e a melhor educação pública da Europa. A capital, Tallinn, é premiada como modelo de transformação digital. Em menos de 30 anos, a renda per capita aumentou 275 vezes.