Semana da Enfermagem é instituída pela Câmara Municipal de Uberaba

Por Redação 22/05/2020 - 00:00 hs
Foto: Divulgação/CMU
Semana da Enfermagem é instituída pela Câmara Municipal de Uberaba
Projeto de Lei de autoria do vereador Alan Carlos da Silva instituiu a Semana da Enfermagem

Um Projeto de Lei de autoria do vereador Alan Carlos da Silva, aprovado na quarta-feira (20), instituiu na cidade a Semana da Enfermagem, que será comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. Na prática, no dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro e no dia 20 o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Alan explicou que a data foi escolhida para que os profissionais tenham a oportunidade de discutir e debater em situações como workshops, palestras, campanhas, reuniões e outros eventos, a fim de melhor prover o melhor atendimento dos mesmos nos ambientes de saúde, sejam eles públicos ou particulares. O autor do projeto destacou que estamos vivenciando uma pandemia e o trabalho destes profissionais superam muito o que está previsto pelas competências legais.

“Eles obedecem a protocolos que são de ordem técnica, devidamente ajustados pela comunidade científica, mas, em sua grande maioria, todos trabalham no sentido de desenvolver suas atividades, suplantando ainda mais o que é de competência da profissão”, afirmou o vereador.

Ele também destacou a importância do apoio das universidades locais, para o reconhecimento a todos os profissionais que trabalham no serviço público e privado em prol da população.

Ainda de acordo com Alan Carlos, ele sabe da importância e do empenho que esta profissão exige, pois sua mãe trabalhou durante muitos anos e se aposentou como enfermeira.

O vereador Rubério dos Santos reforçou a importância da iniciativa, para comemorar datas tão importantes, para profissionais tão importantes.  Ele se lembrou que a Dona Aparecida, do Hospital do Pênfigo, foi enfermeira na cidade de Igarapava, e de forma muito corajosa largou tudo e veio para Uberaba criar o hospital para tratar do fogo selvagem. 

Para o vereador Ronaldo Amâncio, inserir datas como está no Calendário Popular do Município é o reconhecimento daquilo que é importante. “As pessoas cobram muitas coisas, mas reconhecer a importância de profissionais como os enfermeiros e técnicos de enfermagem, também é fundamental”, disse o vereador.

Luiz Dutra também elogiou a iniciativa de Alan Carlos, ressaltando que os profissionais merecem todas as homenagens, ainda mais neste momento que estamos vivendo. “São verdadeiros anjos da guarda”, concluiu ele.