Codau amplia ações de desinfecção das ruas e locais públicos frequentados

Por Redação 26/03/2020 - 00:00 hs
Foto: Divulgação/Codau
Codau amplia ações de desinfecção das ruas e locais públicos frequentados
A equipe de 20 pessoas que faz o trabalho a pé pertence a empresa terceirizada de limpeza urbana

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ampliou ontem as ações de aplicação de solução desinfetante nas ruas da cidade para o combate ao coronavírus.

Além do caminhão-pipa da Companhia, que iniciou na terça-feira (24) o trabalho de desinfecção de terminais de ônibus e estações do BRT, unidades de saúde, rodoviária, praças, calçadão e outros pontos da cidade de aglomeração, funcionários com borrifadores costais também entram nesta tarefa. 

O líquido desinfetante usado na atividade é formado pela mistura de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, que juntos geram uma solução oxidante, ideal para a desinfecção desses locais. A médica infectologista Danielle Borges Maciel explica o produto tem o mesmo efeito do álcool 70%.

A equipe de 20 pessoas que faz o trabalho a pé pertence a empresa terceirizada de limpeza urbana e está sob a gerência da Codau neste serviço especial. "A nossa proposta é que eles passem pelos ambientes de uso coletivo para fazer uma desinfecção mais detalhada, observando os bancos, corrimões e locais de passagem de pessoas. Quanto mais pormenor for esta assepsia, mais seguros os ambientes ficarão. Queremos diminuir as possibilidades de proliferação do vírus na cidade, mas não queremos as pessoas nas ruas. A orientação das autoridades de saúde é para todos se manterem dentro de casa, isolados e cuidando da higiene, principalmente das mãos", ressaltou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

Esta iniciativa é pioneira em Minas Gerais e serve de exemplo para outras cidades. O engenheiro químico da Companhia já está atendendo pedidos de orientações de empresas de cidades mineiras e também de São Paulo, interessadas na formulação da solução desinfetante.