Bastidores

Por Política 25/09/2020 - 00:00 hs

ENCORPANDO

A campanha para prefeito de Heli Andrade (PSL) está encorpando, depois de vários deslizes, e falta de comando, Heli conseguiu colocar a máquina nos trilhos, e promete sair vitorioso.


DIFICULDADE

Alguns partidos que tinha chapa completa de vereadores, estão tendo algumas baixas. Filiados que buscavam ser candidatos, possuem pendencias que inviabilizam o registro de candidatura.


CONFIRMADO

O secretário de Meio Ambiente Marlus Salomão e de Administração Belzinho são as novas aquisições da campanha de Heli Andrade, a experiência de coordenação de campanha, estruturará partes deficientes.


MEDINA CANDIDATO

Segundo articulador do MDB Luiz Alberto Medina, ex-presidente da Funel será candidato a vereador, reforçando a chapa na tentativa de eleger o maior número de vereadores.


AQUI NÃO

Assessoria de imprensa da campanha de Lerin à prefeito pelo PDT, informou que a chapa de vereadores do PDT está completa e que nenhum pré-candidato desistiu ou está interessado em desistir. O PDT almeja duas cadeiras na próxima legislatura.


NELSINHO

O pré-candidato Nelsinho da Civil está trabalhando 30 horas por dia, para cumprir extensa agenda de pré-campanha. Nelsinho é um dos cotados para ser eleito pelo Democratas.


COVID-19 EM MINAS

Até o momento foram 278.901 casos confirmados em Minas. Estão em acompanhamento 26.917 casos e são 245.001 casos recuperados. Estão confirmados 6.983 óbitos. São 27.955 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e a letalidade da doença é de 2,5%.


VOLTA ÀS AULAS

Com tendência de estabilização da pandemia no estado, o Governo de Minas Gerais definiu, ontem, a data de 5 de outubro para o início do retorno às atividades escolares presenciais. Esse é o primeiro movimento para a volta gradual às aulas presenciais em todo o estado.


FUNDO ELEITORAL

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu ontem que a fiscalização da aplicação da cota financeira para negros no Fundo Eleitoral será feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A divisão deverá respeitar a proporção de candidatos negros em todo o país. Apesar da decisão, concorrentes negros podem ficar sem recursos, caso a sigla escolha investir todo montante em poucos políticos negros do partido.


AUXÍLIO MORADIA

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) extinguiu a pretensão de pagamento retroativo de auxílio-moradia a magistrados Tribunal de Justiça de Sergipe. Em decisão unânime, na terça-feira (23), o colegiado encerrou procedimento iniciado em 2016. O relator, conselheiro André Godinho, afirmou "não haver lastro legal para esse deferimento". Diante do impacto orçamentário, a matéria não se insere na seara de autonomia dos tribunais, "sendo indevido o tratamento do tema em atos administrativos isolados pelas cortes do País", decidiu.


APROVAÇÃO BOLSONARO

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) cresceu no mês de setembro e o número de brasileiros que considera seu governo ótimo ou bom chegou a 40%, segundo pesquisa da CNI-Ibope.


DADOS DA PESQUISA

Para 29% dos entrevistados o governo de Bolsonaro é regular. Já outros 29% dizem que o governo é ruim/péssimo. Finalmente, 2% não sabem ou não responderam a questão. A aprovação subiu mais entre os pesquisados com menor grau de instrução. Dentre os entrevistados com até a oitava série do ensino fundamental, a parcela que avalia o governo como ótimo ou bom, aumentou de 25% para 44%.


VAZA JATO

A Corregedoria do Conselho Superior do Ministério Público (CNMP) arquivou, nesta quarta-feira, 23, uma reclamação disciplinar apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) contra os procuradores Deltan Dallagnol e Thaméa Danelon, ex-integrantes da Operação Lava Jato, pela suposta articulação de um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


GERAÇÃO DE EMPREGO

Depois de dispararem nos últimos meses por causa da pandemia do novo coronavírus, os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada continuam a cair. Nos 15 primeiros dias do mês, o total de pedidos recuou 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.


CRÉDITO

O governo federal liberou R$ 10 bilhões para a concessão de empréstimos para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte por meio do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac-Maquininhas). A medida provisória (MP) que autoriza a abertura do crédito extraordinário foi publicada ontem no Diário Oficial da União.


AUXÍLIO EMERGENCIAL

A Caixa realizou ontem (24) o pagamento de R$ 428,2 milhões referente à primeira parcela do auxílio emergencial residual para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final 6 do Número de Identificação Social (NIS).


DEU BO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito na cidade de Canápolis, na região do Triângulo Mineiro, para apurar supostas irregularidades no repasse de verbas públicas para o Programa Saúde da Família (PSF) e para os agentes de saúde do local. O dinheiro estaria chegando à prefeitura, mas não estaria sendo usado para a manutenção do programa.