Carlos A. Nascimento

Por Rotary 26/03/2020 - 00:00 hs

              

MARÇO – MÊS DOS RECURSOS HÍDRICOS, SANEAMENTO E HIGIENE – III

     O Rotary possibilita coisas incríveis

- Fortalece a habilidade das comunidades desenvolverem, financiarem e manterem sistemas sustentáveis de água e saneamento;

-Promove o acesso de todos os membros da comunidade a água potável, saneamento básico e higiene;

-Apoia programas para aumentar a conscientização pública sobre a importância de saneamento básico, consumo de água limpa e bons hábitos de higiene com informações à comunidade;

-Apoia estudos ligados a recursos hídricos e saneamento;

-Cria recursos e ferramentas que facilitam a mensuberalidade de projetos de alta qualidade na área de recursos hidricos e saneamento.

Dia mundial da água – Em 22 de março, próximo passado, foi importante lembrar a prioridade que o Rotary dá ao tema. A data é um momento para reforçar o valor do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação, assim como também evitar o desperdicio e reforçar a cultura do reaproveitamento. Água limpa, saneamento e higiene são necessidades básicas para uma vida mais saudável e produtiva.

Parceria – O Rotary International tem parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) em projetos WASH (relecionados à água, saneamento e higiene).

Esta parceria singular, que junta os setores público e privado, soma o conhecimento profissional e comunitário dos rotarianos  às habilidades técnicas e contatos governamentais da Usaid.    

                               O ROTARY HOJE

Retorno- A intercambiada no México, Isadora Salum Batistuta, filha dos companheiros Luís Fernando Batistuta Santos e Emília Aparecida Borges Salum (Rotary Club de Uberaba) está de volta ao Brasil. Isadora, orgulho de seus pais,  representou em mais alto nível o Distrito 4770  e dignificou o Rotary Club de Uberaba.

Novo clube no distrito 4770 – No dia 20 de março de 2020, Mark Daniel Maloney, presidente do Rotary International 2019-2020, recomendou a admissão ao Rotary International do Rotary Club de Uberaba-Santa Rosa. 

Com imensa alegria abraçamos, cumprimentando na pessoa de Luciano A. Cardoso de Melo, presidente do RC de Uberaba Norte,  os seus companheiros pelo carinho desenvolvido na criação do novo clube rotário.   É o momento de homenagearmos também o  atual  presidente Edmur Teodoro Leite e seus valorosos companheiros. 

Cancelamentos – O Conselho Diretor do RI decidiu cancelar a Convenção do RI de 2020 em Honolulu, Havai, USA.

  Em universo mais próximo de nós a Governadoria do Distrito 4770 resolveu adiar por tempo indeterminado a Conferência Distrital de 2019-2020. Nova data será anunciada oportunamente.

O Rotary e  a sua responsabilidade social frente ao Coronavírus.


Governador 2002-2003 Carlos A. Nascimento.

Até a próxima semana, querendo Deus