Bastidores

Por Lawrence Borges 07/12/2019 - 00:00 hs
Bastidores
Governador Romeu Zema com o advogado e rotariano Arlindo Felix Costantin

NOVO NO NOVO

Arlindo Costantin, como as pessoas conhecem este brilhante advogado e rotariano. Arlindo filiou ao partido Novo e foi convidado pelo governador Romeu Zema para ser postulante a pré-candidato.


ILUMINAÇÃO RUI BARBOSA

Fantástico foi os comentários sobre a iluminação da praça Rui Barbosa, pela primeira vez nos últimos 20 anos, o uberabense não via a cidade tão bonita, com as luzes de Natal.


REVOGADA LICITAÇÃO

O governo federal revogou licitação que contrataria o fornecimento de acesso digital a jornais e revistas. O edital havia sido publicado no fim de novembro e excluía o jornal Folha de S.Paulo. O aviso de revogação do pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6), sem maiores explicações.


X9 VIROU RÉU

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra o procurador da República Ângelo Goulart Villella pelos crimes de corrupção passiva, violação de sigilo funcional, lavagem de dinheiro e obstrução de investigação.


DIA DA DEMOCRACIA

Na política, o cenário muda muito rápido dependendo do que está em jogo. Prova disso é que 25 deputados de 19 partidos de linhas ideológicas distintas, como PT, PSDB, DEM, PP, PSOL e PCdoB, protocolaram proposta para instituir o Dia Nacional da Democracia, a ser celebrado em 13 de dezembro. Nessa data, em 1968, foi instituído no país o AI-5. A matéria foi assinada por parlamentares com visões antagônicas, como Erika Kokay (PT), Ivan Valente (PSOL) e Alexandre Frota (PSDB). De Minas, quem assinou foi Zé Silva (Solidariedade).


RECUANDO

Acatando uma recomendação técnica do Ministério Público Federal (MPF), o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) realizou mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a transferência direta de emendas parlamentares para Estados e municípios. Como relator da matéria no Senado, Anastasia suprimiu do texto o trecho que retirava da União o poder de fiscalização dos repasses dessas verbas.


INVESTIMENTO EM MINAS

O governador Romeu Zema percorreu, nesta quinta-feira (5/12), três cidades do Sul de Minas – Nepomuceno, Lavras e Cruzília – para conhecer projetos, reunir-se com empresários, investidores e membros do Judiciário. Em Nepomuceno, o chefe do Executivo participou do anúncio da expansão da empresa Granja Faria, que atua no setor de avicultura e adquiriu o Aviário Santo Antônio em janeiro deste ano. O grupo vai investir R$ 50 milhões na modernização da estrutura dos galpões, passando a seguir padrões internacionais. 


CENTRO DE CONVENÇÕES EM BH

Belo Horizonte deve ganhar em breve um novo centro de convenções para potencializar o turismo de negócios. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante evento na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) na manhã desta sexta-feira (6), para comemorar o título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela UNESCO.


BOCA ABERTA

Guilherme do Boca Aberta ironizou o vereador Varciel Cabelereiro em vídeo postado nas redes sociais, citando que Varciel faz parte da bancada da beleza na Câmara Municipal.


PIADA DE DILMA

O presidente Jair Bolsonaro fez uma piada com a ex-presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta-feira (5) quando estava a caminho do Maracanã, onde acompanhou a vitória do Flamengo sobre o Avaí por 6 a 1. “Não interessa qual é o resultado, ninguém vai ganhar nem perder nada lá. Tô dando uma daquela presidente do passado. Ninguém vai ganhar nem perder”, comentou o presidente rindo.


TROCA DE MENSAGENS

A Procuradoria-Geral da República afirmou ser “absolutamente comum” que membros do Ministério Público conversem com o juiz sem a presença da defesa. O entendimento consta em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no processo movido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cobra a suspeição de Sergio Moro após a divulgação de mensagens atribuídas ao ex-juiz e membros da Lava Jato.


EU APOIO

O senador Carlos Viana (PSD) está articulando para aprovação do projeto de prisão após condenação em segunda instância. 


NA CÂMARA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem, que a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre prisão após condenação em segunda instância deve ser votada em março, mas reforçou que não é papel do Congresso agir como juiz de execução penal.


VEREADOR É EXECUTIVO?

Os vereadores da Câmara Municipal de Uberaba entraram na era digital, estão nas ruas aproveitando as obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Uberaba, via Secretaria de Serviços Urbanos, afirmando que as obras estão sendo realizadas por causa dos vereadores. Até vereador de oposição está surfando nesta onda. Menos o prefeito Paulo Piau.